Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

PRF usa novo bafômetro para agilizar identificação de motoristas embriagados

Novo etilômetro em fase de teste pela PRF

há 6 anos

Enquanto atuais aparelhos demoram 2 minutos por resultado, novo equipamento tem diagnóstico em menos de dez segundos. Uso para comprovação da embriaguez, porém, depende do Contran.

Por Sílvio Túlio, G1 GO

24/02/2018 21h08 Atualizado 24/02/2018 21h37

Novo

Novo "bafômetro" promete mais agilidade nos testes de embriaguez

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás está utilizando um novo bafômetro que torna mais rápida a identificação do motorista embriagado. Enquanto o aparelho convencional demora cerca de dois minutos para emitir o resultado sobre a ingestão de bebida, com o modelo mais atual esse tempo cai para menos de dez segundos.

"A gente consegue atingir cerca de dez vezes mais indivíduos no que tange à fiscalização de alcoolemia. O equipamento tem uma leitura muito dinâmica e rápida. Um volume do sopro bem menor do que o que é utilizado no outro aparelho já é suficiente pra constatar a possível embriaguez", diz o chefe da delegacia da PRF, Rodrigo Lobo.

O novo bafômetro emite ainda duas cores: verde, quando o resultado é zero; e vermelho, quando ele bebeu. Como ainda não é homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em caso positivo, ele precisa fazer novamente o teste no aparelho convencional. A regulamentação ainda depende de decisão do órgão.

Nele também não é necessário o uso de bocais, pois o motorista não encosta no aparelho. Essa situação ajuda a diminuir os custos. Além de Goiás, ele já é usado também na Bahia e no Distrito Federal.

Quem é flagrado dirigindo embriagado tem a CNH apreendida e tem de pagar multa de quase R$ 3 mil. Acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o condutor é levado para uma delegacia.

  • Sobre o autor DIREITO DO TRÂNSITO
  • Publicações6
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações305
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prf-usa-novo-bafometro-para-agilizar-identificacao-de-motoristas-embriagados/549337065

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Recurso Cível: XXXXX-32.2017.8.21.9000 RS

Fernando Magalhaes Costa, Professor
Artigoshá 3 anos

Teste do bafômetro nos funcionários: pode ou não pode?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)